Terremoto de magnitude 5,9 faz tremer a costa leste dos EUA

Não há relatos de vítimas ou grandes danos à infraestrutura até agora; tremor foi sentido de Washington a Nova York.

BBC Brasil, BBC

23 de agosto de 2011 | 17h06

Um terremoto de 5,9 de magnitude atingiu nesta terça-feira a costa leste dos EUA, tendo como epicentro o Estado da Virgínia. Os tremores foram sentidos de Washington a Nova York e em Estados como New Hampshire e Carolina do Norte.

Segundo o New York Times, os tremores foram sentidos em Washington durante cerca de 30 segundos - o suficiente para fazer com que as pessoas abandonassem os edifícios e saíssem às ruas, que ficaram lotadas.

Os prédios do Pentágono também foram evacuados pouco depois dos tremores, e o serviço dos celulares sofreu interrupção temporária na costa leste.

Até o momento não há relatos de vítimas, e não está claro se o episódio provocou danos à infraestrutura de prédios e construções. Mas testemunhas disseram que os prédios "chacoalharam".

O terremoto ocorreu pouco antes das 14h (15h no horário de Brasília), a uma profundidade de 6 km, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS).

Uma medição inicial de magnitude 5,8 foi em seguida elevada para 5,9.

Voos atrasados

A agência Reuters citou autoridades dizendo que os tremores provocaram atrasos em voos nos aeroportos de Nova York (JFK e Newark), mas que as operações voltariam ao normal "em questão de horas".

Segundo a Associated Press, operações no aeroporto de Washington também foram afetadas.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.