Terremoto deixa um morto e 21 feridos em Taiwan

Um forte terremoto que atingiu Taiwan neste domingo (02) matou pelo menos uma pessoa e deixou 21 feridos, segundo autoridades locais. De acordo com o Centro de Sismologia de Taiwan o tremor teve magnitude 6,3, enquanto o Serviço Geológico dos Estados Unidos avaliou a magnitude em 6,2.

Agência Estado

02 de junho de 2013 | 10h00

O terremoto foi registrado a 32 km a leste da região central de Nantou, e teve profundidade de 10 quilômetros. Ele também foi sentido na cidade de Hong Kong, que fica a mais de 700 quilômetros de distância.

A Agência Nacional de Bombeiros disse que um alpinista foi morto depois de ter sido atingido pela queda de rochas no Monte Ali no centro de Taiwan, enquanto outras três pessoas ficaram gravemente feridas.

"Este é o maior terremoto deste ano. Como a origem do terremoto foi na superfície e isso aconteceu no centro da ilha, sua velocidade pode ser sentida em toda a ilha," afirmou Lu Pei-ling, vice-chefe do centro de sismologia a repórteres.

Autoridades locais informaram à agência AFP que quatro helicópteros foram enviados para explorar a área em torno do epicentro com o objetivo de obter mais informações sobre os danos causados.

Seis trens de alta velocidade foram interrompidos, mas os serviços foram retomados após a constatação de que nenhum dano foi encontrado para as operações. Mais de 20 mil viajantes foram afetados com o atraso de 54 trens após o terremoto, disse um porta-voz da Taiwan Railways.

Taiwan fica perto da junção de duas placas tectônicas e é regularmente atingida por terremotos. As informações são da Dow Jones.

Mais conteúdo sobre:
TerremotoTaiwan

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.