Teses conspiratórias são maioria entre os ensaios

Os atentados do 11 de setembro derrubaram não só as Torres Gêmeas como qualquer tentativa de conhecer seus verdadeiros autores, a considerar as desencontradas opiniões sobre o assunto - do complexo Perpetual War for Perpetual Peace, de Gore Vidal, ao básico e recentemente lançado Compreender o 11 de Setembro (Editora Babel), do escritor português Vasco Rato, escrito após a morte de Osama bin Laden, apontado como o idealizador dos atos terroristas.

Antonio Gonçalves Filho, O Estado de S.Paulo

04 Setembro 2011 | 00h00

Vidal escreveu seu livro no calor da hora, em 2001, causando escândalo por defender que o ex-presidente George W. Bush tirou partido dos atentados para reprimir liberdades civis dos americanos, usando-os como argumento para justificar sua guerra contra o Iraque e conseguir o petróleo de que o país precisa(va).

Houve quem reiterasse o discurso ideológico de Vidal, como o alemão Andreas von Buelow em Die CIA und der 11. September (A Cia e o 11 de Setembro), que sugere o mesmo: tudo não passaria de um complô da CIA, acusada diretamente pelos ataques às Torres Gêmeas. Von Buelow foi além: disse que sete dos sequestradores árabes foram localizados sãos e salvos depois dos atos terroristas. A ação teria sido guiada por controles remotos e as torres teriam caído por causa de explosivos instalados nos dois prédios.

O Vulto das Torres (The Looming Tower), do jornalista Lawrence Wright, reúne num mesmo pacote informações sobre a Al-Qaeda, Osama bin Laden, os campos de treinamento de terroristas no Afeganistão e o papel da CIA nessa história.

Em Guerra sem Fim, DexterFilkins não trata apenas de terroristas, mas do impacto local entre os vizinhos dos atentados.

Entre os livros de ficção sobre o tema destaca-se o do jovem americano Jonathan Safran Foer, Extremamente Alto & Incrivelmente Perto, a história de um menino de 9 anos que perde o pai no World Trade Center. No mesmo cenário passa-se Homem em Queda, do veterano Don DeLillo, sobre um homem que sobrevive aos atentados e tenta reconstruir sua vida, procurando a ex-mulher e o filho ainda coberto das cinzas do WTC.

O Vulto das Torres: A Al-Qaeda e o caminho até o 11/9

Autor: Lawrence Right

Editora: Companhia das Letras

Lançamento: 2007

Preço: R$ 49

Compreender o 11 de Setembro: dez anos depois

Autor: Vasco Rato

Editora: Babel

Lançamento: 2011 (1ª edição)

Preço: R$ 24,90

O Afeganistão depois do Talibã: onze histórias do 11/09 e a década do terror

Autora: Adriana Carranca

Editora: Record

Lançamento: 11/09

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.