Teste nuclear é 'pedido do povo', diz Coreia do Norte

A Coreia do Norte reiterou neste sábado a ameaça de realizar um terceiro teste nuclear, alegando ser essa uma "demanda do povo". Trata-se do mais recente alerta feito por Pyongyang após o endurecimento das sanções ao país pela Organização das Nações Unidas (ONU).

OLÍVIA BULLA, Agência Estado

26 de janeiro de 2013 | 10h28

"O teste nuclear é pedido do povo", disse o jornal oficial diário do partido comunista, Rodong Sinmun, em um comentário assinado e intitulado "Nós não temos outra opção". "A demanda do povo é que devemos fazer algo ainda maior do que um teste nuclear. O Conselho de Segurança das Nações Unidas não nos deixa outras opções. Nós não temos outros caminhos a não ser ir à demonstração de força final", disse.

"A maior ameaça para a paz e a segurança na Península Coreana procede da política hostil das forças do mal dirigidas pelos Estados Unidos e por seu vasto arsenal nuclear", acrescentou o jornal. A advertência vem um dia após a Coreia do Norte ameaçar com represálias físicas a Coreia do Sul, caso se associe às novas sanções votadas nesta semana pelo Conselho de Segurança da ONU. As informações da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Coreia do Norteteste nuclear

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.