AP Photo/Matt Dunham
AP Photo/Matt Dunham

Theresa May manifesta decepção com Trump por sair do Acordo de Paris

Primeira ministra do Reino Unido afirmou que seu país permanece comprometido com o acordo climático

O Estado de S.Paulo

02 de junho de 2017 | 04h20

LONDRES - A primeira ministra do Reino Unido, Theresa May, manifestou ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sua decepção pela decisão de abandonar o Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas, informou nesta sexta-feira, 2, o governo britânico. 

Em uma conversa telefônica ontem à noite após o anúncio de Trump, May afirmou que o Reino Unido segue comprometido com o acordo firmado em 2015 para reduzir as emissões de gás de efeito estufa nos próximos dias. 

Segundo o comunicado da primeira ministra, Trump a chamou por telefone para explicar sua decisão de tirar os EUA do acordo assinado por quase 200 países. "A primeira ministra expressou sua decepção pela decisão e afirmou que o Reino Unido permanece comprometido com o Acordo de Paris, como expôs recentemente no Grupo dos Sete Países (G7)", diz a nota.

"Ela afirmou que o Acordo de Paris é um marco global para proteger a prosperidade e segurança das futuras gerações, enquanto se mantém uma energia acessível e segura para nossos cidadãos e negócios", indicou Downing Street.

Além disso, os dois mandatários concordaram com a importância com a cooperação em assuntos energéticos. Trump anunciou na quinta a retirada de seu país do Acordo de Paris com o argumento de que esse pacto coloca em "permanente desvantagem" a economia e os trabalhadores norte-americanos. / EFE

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.