Tiroteio em frente à sede do governo da Itália fere 3

Dois policiais ficaram feridos em um tiroteio na frente da sede do governo da Itália, em Roma, pouco após a posse do novo primeiro-ministro do país, Enrico Letta. Segundo informações da polícia, um homem de 49 anos atirou seis vezes contra os policiais na praça em frente ao Palácio Chigi.

ÁLVARO CAMPOS, Agência Estado

28 de abril de 2013 | 09h56

O homem, vestido de paletó e gravata, foi rapidamente preso, e também ficou ferido no tiroteio. Os dois policiais atingidos foram hospitalizados, mas não correm risco de morte. O episódio parece não ter relação com a posse do novo governo e autoridades afirmaram que o atirador sofre de problemas mentais. "Era um homem com problemas mentais, que xingava os policiais enquanto atirava", comentou o prefeito de Roma, Gianni Alemanno.

Segundo Alemanno, uma mulher que passava pela praça no momento do tiroteio também ficou ferida. De acordo com a imprensa italiana, o atirador foi identificado como Luigi Prieti, nascido na Calábria, mas morador do Piemonte. A emissora de televisão Sky TG24 divulgou uma entrevista com o irmão de Luigi, na qual ele afirma que o atirador tinha perdido o emprego em uma construtora e passava por problemas conjugais.

Um assessor da ministra de Relações Exteriores, Emma Bonino, disse que o novo gabinete de governo foi mantido dentro do palácio presidencial durante algum tempo por razões de segurança, até que ficasse claro que não havia mais perigo. O novo ministro do Interior, Angelino Alfano, foi para o hospital visitar os policiais feridos.

O tiroteio reviveu memórias dos anos 70 e 80, quando o terrorismo doméstico assolou a Itália, em um período de elevadas tensões políticas entre os blocos de esquerda e direita. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
Itáliagoverno

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.