23 de maio de 2011 | 09h18
O tornado atingiu a cidade de Joplin, de 50 mil habitantes, localizada 255 quilômetros ao sul de Kansas City, perto da fronteira com Oklahoma e o Kansas, na noite de ontem. O chefe do corpo de bombeiros local, Mitch Randles, estimou que entre 25% e 30% da cidade ficou destruída. Hoje, as pessoas passavam pelos escombros buscando familiares, amigos e vizinhos, após a tempestade destruir casas e automóveis. Boa parte do sul da cidade ficou destruído, com igrejas, escolas, negócios e casas reduzidos a ruínas.
"Era uma zona de guerra", afirmou Scott Meeker, do jornal Joplin Globe, em entrevista à agência de notícias France Presse. "Nós temos centenas de feridos sendo tratados no (hospital) Memorial Hall, mas eles logo ficaram lotados e sem suprimentos, então abriram uma escola local como um centro de triagem", relatou Meeker, morador de Joplin.
Há menos de um mês, outro tornado deixou 354 mortos em sete Estados norte-americanos. O tornado que atingiu o Missouri foi o que causou mais mortes entre os 46 registrados ontem em sete Estados do país pelo Serviço Nacional de Meteorologia. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.