Vincent-Carl Leriche / AFP
Vincent-Carl Leriche / AFP

Tornado deixa 30 feridos e milhares sem eletricidade no Canadá

Segundo moradores, tempestade foi rápida, mas danificou dezenas de casas e derrubou várias árvores

O Estado de S.Paulo

22 Setembro 2018 | 02h34

OTTAWA - A passagem de um tornado deixou pelo menos 30 feridos em Ottawa na tarde desta sexta-feira, 21. Dezenas de casas e prédios foram danificados e mais de 130 mil pessoas ficaram sem eletricidade.

A área mais afetada foi o município de Gatineau, na região metropolitana de Ottawa. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram os ventos fortes de até 200 km/h arrancando o telhado de algumas residências. Carros foram arrastados pelos ventos e danificados por escombros que voavam em meio à tempestade. Diversas árvores foram derrubadas na região.

Segundo a companhia de fornecimento de energia elétrica HydroQuébec, que atende Ottawa e arredores, mais de 130 mil residentes ficaram sem luz durante a passagem do tornado.

"Houve uma queda de luz de um minuto depois que os ventos começaram a atingir as janelas", disse um morador de Gatineau à AFP. "O tornado durou menos de dois minutos, mas os escombros voaram por toda parte. Nunca vi nada do tipo."

Apesar da curta duração, o tornado deixou trinta pessoas feridas, cinco em estado grave, informa o serviço de emergência de Ottawa.

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, pediu aos moradores da região que se mantenham a salvo. 

No fim da tarde, meteorologistas emitiram alerta para o sul de Ontário e Quebec e informaram que os ventos diminuirão a medida que a tempestade se aproxima de Montreal. //AFP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.