REUTERS/Stephane De Sakutin
REUTERS/Stephane De Sakutin

Transição de poder de Hollande para Macron será realizada no dia 14 de maio

Nesta manhã, novo presidente francês participou de um evento em comemoração aos 72 anos do Dia da Vitória, data oficial na qual os Aliados derrotaram a Alemanha de Adolf Hitler na 2.ª Guerra

O Estado de S.Paulo

08 Maio 2017 | 07h53

PARIS - O presidente francês em fim de mandato, François Hollande, confirmou nesta segunda-feira, 8, que a transição de poder para o mandatário eleito na véspera, Emmanuel Macron, será realizada no dia 14 de maio.

Macron derrotou a ultradireitista Marine Le Pen, que havia ameaçado tirar o país da União Europeia (UE), no segundo turno da eleição presidencial.

A vitória do candidato centrista representa um alívio para aliados europeus que temiam mais um avanço dos populistas após a decisão do Reino Unido de deixar o bloco e a eleição de Donald Trump como presidente dos EUA.

O ex-banqueiro de 39 anos - que foi ministro da Economia de Hollande por dois anos, mas nunca havia ocupado um cargo eletivo -, irá agora se tornar o mais jovem líder francês desde Napoleão, sob a promessa de superar ultrapassadas divisões entre esquerda e direita.

Nesta manhã, Macron participou do primeiro compromisso público ao lado de Hollande, um evento em comemoração aos 72 anos do Dia da Vitória, data oficial na qual os Aliados derrotaram a Alemanha de Adolf Hitler na 2.ª Guerra. / REUTERS e ASSOCIATED PRESS

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.