Trem de alta velocidade atropela e mata 12 jovens perto de Barcelona

Grupo a caminho de festival tentava cruzar para outro lado da estação pelos trilhos para evitar fila em passagem subterrânea.

BBC Brasil, BBC

24 de junho de 2010 | 06h39

Pelo menos 12 jovens morreram atropelados por um trem de alta velocidade na noite desta quarta-feira na estação de Castelldefells Playa, perto de Barcelona, na Espanha.

Outras 14 pessoas ficaram feridas, algumas delas com gravidade.

Segundo testemunhas, o grupo de jovens havia acabado de chegar à estação em um outro trem para se dirigir a um festival de verão na praia.

Eles teriam decidido cruzar pelos trilhos para o outro lado da estação para evitar a grande fila formada pela multidão que tentava cruzar por uma passarela subterrânea.

Os jovens que estavam sobre o trilho foram então atingidos pelo trem que passou em alta velocidade pela estação, em seu trajeto entre Alicante e Barcelona.

Multidão

Uma testemunha, identificada como Fernando Ortega, afirmou à mídia espanhola que o trem no qual os jovens haviam chegado estava "muito cheio" e que um grande grupo de pessoas "decidiu pular sobre os trilhos e cruzar para o outro lado para evitar a multidão".

"Naquele momento, um trem chegou pelo outro lado e passou por cima de todo mundo", disse ele.

Outra testemunha, que não foi identificada, disse: "A porta estava fechada, e não podíamos passar, então tentamos passar pelo lado do trem. Não havia luz nem ninguém para nos alertar que outro trem estava chegando. Éramos mais de 30 pessoas".

O acidente ocorreu por volta das 23h30 (18h30 de Brasília).

O ministro do Interior da região da Catalunha, Joan Saura, informou que os serviços de trem na linha foram interrompidos para que as vítimas pudessem ser atendidas por policiais, médicos, bombeiros e paramédicos da Cruz Vermelha.

Nenhum passageiro dentro do trem ficou ferido.

Apesar de as identidades das vítimas ainda não ter sido divulgada, o presidente do governo regional da Catalunha, Jose Montilla, afirmou que muitas delas são "de origem sul-americana".

O acidente foi o mais grave no sistema ferroviário espanhol desde 2003, quando 19 pessoas morreram após a colisão de dois trens perto da cidade de Chinchilla.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.