PUBLICIDADE

Trem descarrila na Escócia e deixa três mortos

30 ambulâncias foram enviadas para cuidar dos passageiros feridos nas proximidades da cidade de Stonehaven

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

EDIMBURGO - O descarrilamento de um trem na região de Stonehaven, na Escócia, deixou três mortos e seis pessoas com ferimentos graves na manhã desta quarta-feira, 12, informou a polícia local. Serviços de emergência foram convocados para cuidar dos passageiros.  

Imagens de televisão mostravam uma fumaça escura saindo de um área florestal depois que o trem descarrilou após chuvas fortes durante a noite. O trem, composto por uma locomotiva e quatro vagões, partiu às 06h38 (02h38 de Brasília) de Aberdeen para Glasgow. A cidade de Stonehaven é um ponto de conexão para quem viaja de trem de Aberdeen para Glasgow e Edimburgo, a capital da Escócia. 

Ambulâncias perto do local do acidente Foto: REUTERS/Russell Cheyne

PUBLICIDADE

Fontes citadas na mídia britânica indicam que o acidente teria sido causado pelas condições meteorológicas. A região nordeste da Escócia foi uma das mais afetadas do Reino Unido por chuvas torrenciais e tempestades durante a noite. Houve enchentes e escolas foram fechadas na manhã desta quarta.  

"Nossas equipes trabalharam a noite toda para tentar manter a rede aberta, apesar de chuvas torrenciais e relâmpagos. Há, no entanto, interrupções em várias rotas", escreveu pela manhã a Network Rail Scotland, que administra a rede ferroviária escocesa.

Imagem mostra fumaça após o acidente de trem na Escócia Foto: CHRIS HARVEY, STV NEWS / ESN / AFP

De acordo com informações do jornal britânico The Guardian, 30 ambulâncias foram para o local, além de helicópteros. A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, descreveu o acidente como "extremamente grave". 

As ferrovias europeias são muito seguras para os passageiros, com apenas 13 mortes na União Europeia em 2018, de acordo com os dados mais recentes disponíveis. 

Os piores desastres ferroviários no Reino Unido nas últimas décadas foram uma colisão de 1999 entre dois trens em Ladbroke Grove, em Londres, em que 31 pessoas morreram, e um acidente de 2001 em Yorkshire, no nordeste da Inglaterra, em que 10 pessoas morreram após um carro ter entrado nos trilhos e ter sido atingido. / Com informações da Reuters e AFP 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.