09 de agosto de 2009 | 17h54
O grupo separatista basco Eta assumiu a responsabilidade por três explosões ocorridas neste domingo na ilha espanhola de Mallorca.
As explosões não deixaram feridos. A organização, que já tinha assumido a autoria de um atentado que matou duas pessoas no mês passado em Majorca, havia alertado a polícia para as explosões deste domingo.
A primeira bomba explodiu no banheiro de um restaurante à beira da praia em Palma-de-Mallorca.
A polícia afirmou que todas as pessoas já tinham sido evacuadas do estabelecimento e a área, isolada.
Outras bombas
A imprensa espanhola diz que a polícia realizou uma explosão controlada após encontrar a segunda bomba a 500 metros de distância da primeira.
A terceira bomba foi detonada na praça central de Palma-de-Mallorca, de acordo com fontes policiais.
"Mas era um artefato pequeno, menor ainda do que as outras duas", disse um porta-voz do governo local.
A versão online do jornal espanhol El Mundo afirma que o Eta telefonou avisando sobre a bomba antes da primeira explosão.
Em um comunicado emitido neste domingo, o Eta assumiu a autoria de quarto ataques realizados na Espanha nos últimos meses, que mataram três pessoas e deixaram dezenas de feridos.
Os separatistas bascos foram responsabilizados por mais 820 mortes durante sua campanha de 50 anos pela independência da região.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Encontrou algum erro? Entre em contato