Três mísseis atingem aeroporto de Bagdá, onde há base militar americana

Projéteis caíram em seção onde estão tropas iraquianas, que dividem espaço com soldados dos EUA

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

BAGDÁ - Três mísseis atingiram o aeroporto de Bagdá, onde está localizada uma base militar com soldados americanos e iraquianos, na noite desta quinta-feira, 22, disseram fontes de segurança à Agência France-Presse.

PUBLICIDADE

Os projéteis atingiram a seção da base aérea onde estão as tropas iraquianas, que dividem o espaço com soldados norte-americanos, parte da coalizão anti-jihadista que opera no Iraque.

Segundo a mesma fonte, um soldado iraquiano foi ferido.

Este é o segundo ataque com mísseis a soldados americanos no Iraque em menos de uma semana. No domingo, cinco mísseis atingiram outra base aérea no norte de Bagdá, onde três soldados iraquianos e dois subcontratados estrangeiros ficaram feridos.

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque de quinta-feira, embora os Estados Unidos frequentemente acusem facções  relacionadas ao Irã, arquiinimigo de Washington, de atacarem suas tropas e diplomatas no Iraque.

Irã e Estados Unidos têm presença ou aliados no Iraque. O Irã é apoiado, entre outros, pelo Hashd al Shaabi, uma coalizão de grupos militares integrados ao Estado. O governo iraquiano de Mustafa al Kazimi, que tem um viés mais pró-americano do que seu antecessor, é regularmente ameaçado pelos pró-iranianos.

Sempre que há um ataque mortal, Washington promete fazer o Irã pagar um alto preço.

Publicidade

Em janeiro de 2020, a espiral de violência estava à beira de se transformar em um conflito aberto no Iraque, após os EUA assassinarem o poderoso general iraniano Qassim Suleimani em Bagdá. /AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.