Tropas do Iraque iniciam fase final de ofensiva em Tikrit contra Estado Islâmico

Tropas iraquianas lançaram a última fase de uma ofensiva para retomar Tikrit, cidade natal do ex-ditador Saddam Hussein, informou um oficial nesta quinta-feira, horas depois de os Estados Unidos lançarem ataques aéreos contra a cidade, tomada pelo grupo Estado Islâmico.

Estadão Conteúdo

26 Março 2015 | 12h05

Os confrontos se intensificaram na medida em que tropas iraquianas e forças especiais avançaram na direção do centro da cidade, informou o tenente-general Abdul-Wahab Al-Saadi à Associated Press. Um repórter da AP ouviu o som de ataques aéreos sobre Tikrit mais cedo nesta quinta-feira.

O Estado Islâmico tomou a cidade sunita no ano passado, durante seu rápido avanço pelo norte do Iraque. A batalha por Tikrit é vista como um passo importante na direção da expulsão dos militantes da segunda maior cidade iraquiana, Mosul, que fica mais ao norte.

Em discurso realizado na noite de quarta-feira, o primeiro-ministro iraquiano Haider al-Abadi disse que as forças deram início à "fase final" da ofensiva em Tikrit, mas não reconheceu que as forças da coalizão têm participação direta na missão. Ele afirmou que os iraquianos "e ninguém mais" vão reivindicar a vitória contra o grupo militante.

A pedido do Iraque, os Estados Unidos deram início a ataques aéreos em Tikrit na quarta-feira, em apoio à ofensiva em terra, disse o comandante norte-americano, tenente-general James L. Terry.

Segundo ele, os ataques aéreos vão "destruir os redutos do Estado Islâmico com precisão, poupando vidas iraquianas inocentes enquanto minimiza" danos acidentais a estruturas civis.

A primeira vez que os Estados Unidos lançaram ataques aéreos em auxílio ao Exército iraquiano foi em agosto.

Conselheiros militares iranianos têm fornecido apoio significativo desde que a ofensiva em Tikrit começou, em 2 de março, armando e treinando milícias xiitas, que têm tido um papel bastante importante nos campos de batalha. Milicianos compõem mais de dois terços das forças que combatem o Estado Islâmico em Tikrit. Fonte: Associated Press.

Mais conteúdo sobre:
Iraque Estado Islâmico Tikrit ofensiva

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.