28 de janeiro de 2013 | 14h45
Nas primeiras horas de segunda-feira, aviões franceses soltaram paraquedistas nos arredores da cidade na tentativa de capturar os islamitas que fugiam para o norte, disse o coronel Thierry Burkhard, porta-voz do Exército francês. A manobra foi apoiada por ataques aéreos. No domingo, uma unidade tática francesa de cerca de 700 soldados já havia assumido o controle de um aeroporto no sul do país.
"Nós estamos controlando o acesso a Timbuktu", disse o coronel. "O próximo passo é que as autoridades de Mali assumam o controle da cidade."
Timbuktu, grande centro de comércio na Idade Média e que atrai muitos visitantes, ficou sob controle por 10 meses de uma milícia apoiada pela Al Qaeda. A maioria dos 50 mil habitantes da cidade fugiu, segundo o porta-voz do Ministério de Defesa de Mali, Diarran Kone.
Os soldados de Mali tentam retomar o norte do país com a ajuda dos franceses e de tropas de outros países africanos. Até agora, as tropas têm encontrado pouca resistência e já assumiram o controle de Gao, outra cidade que estava sob controle dos islamitas. Mas as tropas ainda podem enfrentar batalhas mais ao norte. As informações são da Dow Jones.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.