Tropas paquistanesas 'tomam cidade de líder Talebã'

Kotkai, onde vive Hakimullah Mehsud, teria sido controlada após dias de bombardeios.

BBC Brasil, BBC

24 de outubro de 2009 | 11h45

Tropas paquistanesas dizem ter tomado o controle da cidade de Kotkai, no Waziristão do Sul, considerada um importante enclave do Talebã.

Kotkai, onde vive o líder do grupo no Paquistão, Hakimullah Mehsud, tem sido palco de violentos confrontos desde que as forças armadas lançaram uma ofensiva na região, na semana passada, como resposta a uma onda de ataques extremistas que deixaram mais de 150 mortos.

O Exército teria tomado a cidade após dias de bombardeios. Três soldados e quatro militantes do Talebã teriam sido mortos durante os combates da última noite.

Jornalistas foram proibidos de viajar até a região, o que impossibilita a confirmação independente das informações.

Combates

O Waziristão do Sul é considerado o principal reduto de militantes islâmicos fora do Afeganistão e cerca de 100 mil civis já teriam fugido da violência na região, segundo informações do Exército.

Tropas paquistanesas com apoio de artilharia, helicópteros e caças teriam controlado Kotkai no início da semana, mas os militantes teriam revidado na terça-feira, destruindo postos das Forças Armadas e matando sete soldados.

No entanto, os militares dizem ter conseguido dominar, em seguida, importantes pontos estratégicos em torno da cidade.

Segundo analistas, os combates devem agora se transferir para áreas mais remotas e montanhosas, enquanto o Exército paquistanês continua a se embrenhar cada vez mais em território dominado pelo Talebã.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Tudo o que sabemos sobre:
paquistaotalebawaziristao

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.