Tropas sauditas atacam xiitas na fronteira com o Iêmen

Tropas sauditas apoiadas por tanques e helicópteros lançaram um ataque neste domingo para retomar o controle de um vilarejo mantido por insurgentes xiitas do Iêmen, disse um oficial militar do Exército da Arábia. Segundo ele, a operação teve como alvo o vilarejo de Al-Jabiri, 966 quilômetros ao sudoeste da capital, Riad. O oficial não deu mais detalhes sobre a ação militar e também não informou se ocorreram baixas. Ele falou sob anonimato, porque não está autorizado a falar com a imprensa.

AE, Agencia Estado

13 de dezembro de 2009 | 16h23

No sábado, os insurgentes xiitas disseram ter tomado Al-Jabiri, vilarejo que os sauditas afirmam ser um posto avançado protegido por apenas alguns guardas e cercado por território do Iêmen em três lados.

Também neste domingo, os insurgentes, conhecidos como Hawtis, acusaram em comunicado que a aviação militar da Arábia bombardeou várias áreas que eles controlam dentro do Iêmen, matando 70 pessoas e deixando 100 feridas. O comunicado afirma que o bombardeio atingiu campos de refugiados e um mercado. Não foi possível confirmar de maneira independente os ataques militares. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
ArábiaIêmenconfronto

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.