Tropas sírias avançam para a fronteira com a Turquia

As tropas sírias avançaram para a fronteira turca nesta quinta-feira, deixando os refugiados, incluindo crianças, em pânico, muitos dos quais foram buscar abrigo no território turco. Os soldados sírios, em veículos militares e a pé, fizeram uma operação de patrulha no vilarejo de Khirbet al-Jouz, segundo jornalistas da Associated Press, que presenciaram o movimento a partir do território turco.

AE/AP, Agência Estado

23 de junho de 2011 | 12h41

Mais de 11 mil sírios estão vivendo ou buscando abrigo em campos de refugiados turcos, incluindo 600 que atravessaram a fronteira nesta quinta-feira, disse a Cruz Vermelha na Turquia. Os refugiados vieram em um comboio de cerca de 20 miniônibus e também a pé, para serem encontrados por soldados turcos e escoltados até os campos de refugiados.

Este foi o mais próximo que as tropas sírias chegaram da Turquia desde que as operações militares foram iniciadas na região duas semanas atrás, em meio à tentativa do presidente sírio, Bashar Assad, de extinguir qualquer tentativa da oposição de estabelecer um reduto rebelde. No entanto, o avanço para próximo da fronteira com a Turquia pode aumentar a tensão com o governo de Ancara, que tem se mostrado impaciente com a tentativa do governo de Damasco de eliminar os protestos contra o governo, hoje em seu centésimo dia. No período, a oposição estima de 1,4 mil pessoas morreram.

As tropas turcas distanciaram-se da fronteira, aparentemente para evitar confronto com os soldados sírios, e colocaram uma grande bandeira turca vermelha e branca para demarcar o local. A patrulha foi intensificada.

Os ministros das relações exteriores da Turquia e da Síria discutiram a situação dos refugiados na fronteira pelo telefone nesta quinta-feira, segundo a agência de notícias turca Anatólia. Não foram divulgados detalhes das conversações. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
SíriaTurquiatropas refugiados

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.