Associated Press
Associated Press

Tropas sírias avançam sobre subúrbios de Damasco

Ativistas relatam 'intensos tiroteios' e movimentação de veículos blindados perto da capital

Associated Press

31 de janeiro de 2012 | 07h47

BEIRUTE - Ativistas disseram nesta terça-feira, 31, que tropas do Exército da Síria estão atacando bolsões de resistência nos arredores de Damasco e avançando sobre os subúrbios antes controlados por forças rebeldes. A ofensiva do presidente Bashar Assad ocorre horas antes de uma decisiva reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a situação no país árabe.

 

Veja também:
especialMAPA: 
A revolta que abalou o Oriente Médio
mais imagens OLHAR SOBRE O MUNDO: Imagens da revolução
tabela ESPECIAL: Um ano de Primavera Árabe 

 

Na segunda-feira, as forças do governo retomaram o controle da maior parte dos subúrbios situados a oeste de Damasco. A região estava sob controle de desertores desde a semana passada. De acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, situado em Londres, "tiroteios intensos" foram ouvidos em Zamalka e Arbeen, enquanto veículos blindados avançavam pela área.

 

Mesmo com o avanço das tropas de Assad, os desertores ganharam total controle da cidade de Rastan nesta terça depois de dias de confrontos, de acordo com um ativista local identificado apenas como Hassan. Ele não deu seu nome completo por medo de represálias.

 

Os protestos contra o regime de Assad começaram em março de 2011 de forma pacífica, mas após meses de repressão, opositores e desertores começaram a se armar e se organizar para combater as tropas do governo. De acordo com a ONU, mais de 5 mil pessoas morreram desde então. Damasco culpa "grupos armados e terroristas" pela violência no país. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.