Tropas sírias combatem rebeldes perto de Damasco

A agência estatal de comunicação síria informou nesta quarta-feira que o Exército do realizava uma ampla operação contra rebeldes nos subúrbios de Damasco. De acordo com a Sana, as tropas ligadas ao governo do presidente Bashar Assad mataram "vários terroristas", expressão usada pelo governo para se referir aos combatentes opositores.

AE, Agência Estado

19 de dezembro de 2012 | 10h32

Os combates desta quarta-feira aconteciam nos distritos de Daraya, Harasta, Douma e Hajar Aswad, ao sul, perto do campo de refugiados palestinos de Yarmouk.

Essas áreas são redutos da oposição desde o início do levante contra Assad, em março de 2011. Nos últimos tempos, os rebeldes têm conquistado avanços significativos nas proximidades da capital, tomando bases militares e entrando em confronto com palestinos pró-governo em Yarmouk.

Na terça-feira, jatos sírios bombardearam Yarmouk pela segunda vez em uma semana, o que provocou a fuga de milhares de pessoas do local.

Abbas

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmud Abbas, pediu nesta quarta-feira que a comunidade internacional ajude os refugiados palestinos - que fogem dos confrontos em campos na Síria - a entrarem na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.

"Mahmud Abbas, presidente do Estado da Palestina, pediu nesta quarta-feira que o secretário-geral Ban Ki-moon e a comunidade internacional permitam que nosso povo na Síria entre no território palestino", diz um comunicado divulgado pela agência oficial de notícias do governo palestino, a Wafa. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Mais conteúdo sobre:
SíriacombatesAbbaspalestinos

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.