29 de junho de 2012 | 12h21
BEIRUTE - O chefe do conselho militar do Exército Livre Sírio afirmou nesta sexta-feira, 29, que tropas do governo da Síria estão se mobilizando perto da fronteira com a Turquia. As relações entre os dois países estão cada vez mais tensas desde a destruição de um jato turco na semana passada.
Veja também:
Bashar Assad diz que sua missão é 'eliminar terroristas'
Refugiados sírios podem ser 185 mil até fim do ano
ESPECIAL: Refugiados
"Unidades militares estão concentrando-se a 15 quilômetros, ou pouco mais, da fronteira com a Turquia, na região noroeste" da Síria, afirmou para a Agência France-Press, Mustafa al-Sheikh. De acordo com ele, cerca de 2,5 mil soldados e 170 tanques e outros veículos estão estacionados na área, cerca de 25 quilômetros distante da cidade de Alepo.
Forças do governo "reagruparam-se e deixaram alguns dos postos nos arredores de Alepo, indo em direção a outros locais" próximos a fronteira, afirmou o comandante rebelde. A Turquia enviou baterias de mísseis, tanques e tropas para a região, visando formar um "corredor de segurança", após a Síria ter derrubado o avião militar, afirma a imprensa local.
Sheikh diz que a acumulação de tropas pode ser "uma demonstração de força contra o Exército turco". Mas a movimentação também pode ser em preparação para operações dentro da Síria, ainda mais levando-se em conta os intensos bombardeios realizados pelo governo contra a região nas últimas semanas. "Outra possibilidade para esta mobilização pode ser um ataque na região de Alepo", disse Sheikh.
As informações são da Dow Jones
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.