Josh Edelson / AFP
Josh Edelson / AFP

Trump ameaça cortar fundos enviados à Califórnia para combater incêndios florestais

Presidente afirma no Twitter que governador Gavin Newsom tem feito um ‘trabalho terrível de gestão florestal’

Redação, O Estado de S.Paulo

04 de novembro de 2019 | 08h14

LOS ANGELES, EUA - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou cortar os fundos enviados à Califórnia para ajudar a combater os incêndios florestais que devastam diversas áreas do Estado.

O mandatário afirmou no domingo, 3, em sua conta no Twitter que o governador da Califórnia, Gavin Newsom, tem feito um “trabalho terrível de gestão florestal”. 

Trump escreveu que quando as chamas começam a se espalhar, Newson pede ajuda ao governo federal. “Não mais”, escreveu o presidente.

Para Entender

Os incêndios na Califórnia este ano estão mais intensos?

Tamanho da área destruída pelas chamas até o momento é menor do que em 2018, mas talvez a pior parte ainda esteja por vir

Sem comentários

O governador não comentou de imediato os tuítes de Trump. Contudo, o Estado controla apenas uma pequena porcentagem das áreas florestais. O governo federal é quem administra a maior parte delas.

Em 2018, Trump fez uma ameaça similar quando os incêndios florestais devastaram as cidades de Malibu e Paradise, ambas na Califórnia, e acusou o Estado de “total má gestão” das florestas.

Na época, Newsom defendeu os esforços de seu governo para a prevenção dos incêndios e criticou o governo federal por não fazer o suficiente para proteger o Estado. / AP

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.