AP Photo/Lawrence Jackson
AP Photo/Lawrence Jackson

Trump anuncia Christopher Wray como novo diretor do FBI

Substituto de James Comey é advogado e comandou entre 2003 e 2005 a divisão criminal no Departamento de Justiça dos EUA

O Estado de S.Paulo

07 de junho de 2017 | 09h57

WASHINGTON - O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira, 7, que nomeará Christopher Wray como novo diretor do FBI (Polícia Federal americana), em substituição a James Comey, demitido no início de maio quando investigava a suposta interferência russa na eleição presidencial.

Wray é advogado do escritório King and Spalding e ocupou no passado um importante cargo no Departamento de Justiça.

"Nomearei Christopher A. Wray, um homem de credenciais impecáveis, para ser o novo diretor do FBI", escreveu Trump em sua conta no Twitter.

Wray é um veterano da Justiça americana. Ele comandou entre 2003 e 2005 a divisão criminal, uma das mais importantes do Departamento de Justiça, segundo a biografia divulgada pelo escritório para o qual trabalha.

O cargo permitiu que ele trabalhasse em contato direto com o FBI, instituição que vai comandar a partir de agora. De acordo com sua biografia, Wray "teve um papel chave na supervisão das ações legais e operacionais na guerra contra o terrorismo".

Wray se formou na Faculdade de Direito da Universidade de Yale em 1992, onde também foi chefe de redação do Yale Law Journal, um cargo de muito prestígio reservado a juristas de elite.

A nomeação, que ainda precisa ser aprovada pelo Senado, foi anunciada na véspera do comparecimento de Comey a uma comissão do Congresso que investiga a suposta interferência da Rússia nas eleições presidenciais americanas de 2016. / AFP

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.