Anthony Wallace / AFP - 12/06/18
Anthony Wallace / AFP - 12/06/18

Trump comemora novo acordo de desnuclearização da Coreia do Norte

Líder norte-coreano, Kim Jong-un, prometeu fechar instalações de fabricação e lançamento de mísseis e desmantelar um importante complexo nuclear do país

O Estado de S.Paulo

19 Setembro 2018 | 02h48

SEUL - O presidente americano Donald Trump disse estar "muito empolgado" com os frutos da terceira cúpula intercoreana realizada nesta semana entre seu homólogo da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em Pyongyang.

"Kim Jong-un concordou em inspeções nucleares, ponto das negociações finais, e o desmantelamento permanente de um ponto de testes e lançamento de mísseis sob supervisão de especialistas internacionais", escreveu Trump, em sua conta no Twitter, ao se referir aos dois principais pontos do acordo conjunto firmado entre Kim e Moon.

A Coreia do Norte se comprometeu a fechar "permanentemente" a instalação de fabricação de mísseis em Sohae e o centro de lançamento Tongchang-ri, ambos sob supervisão de observadores internacionais. Kim também prometeu desmantelar o complexo nuclear de Nyongbyon, o principal do país.

"Neste período, não haverá testes nucleares ou de foguetes", acrescentou Trump.

O presidente também celebrou a continuidade dos trâmites para a repatriação de restos mortais de soldados americanos mortos na Guerra das Coreias (1950-1953), que estão sendo enviados a Washington desde o encontro entre Trump e Kim em Cingapura, em junho passado. O mandatário também comemorou a decisão dos dois países em trabalhar juntos para sediar os Jogos Olímpicos de 2032.

"Nossos heróis continuarão a voltar para suas casas nos Estados Unidos. Além disso, a Coreia do Norte e do Sul vão enviar uma proposta conjunta para sediar as Olimpíadas de 2032. Muito empolgante!", disse Trump. //REUTERS

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.