Sarah Silbiger/The New York Times
Sarah Silbiger/The New York Times

Trump diz que autorizou uso de força letal se necessário em fronteira com México

Presidente também alertou que os Estados Unidos poderão fechar a totalidade da fronteira com o México por um período de tempo

O Estado de S.Paulo

22 de novembro de 2018 | 17h33

 WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que autorizou as tropas norte-americanas a usarem força letal, se necessário, na fronteira com o México, onde uma caravana de imigrantes da América Central pretende ingressar nos EUA para pedir asilo.

“Se eles precisarem, vão usar força letal. Eu dei o OK - eu espero que eles não precisem”, disse o presidente.

Trump também disse que o governo norte-americano poderá sofrer uma paralisação em dezembro por conta da segurança de fronteira.

O presidente também alertou que os Estados Unidos poderão fechar a totalidade da fronteira com o México por um período de tempo “se acharmos que chegou a um nível onde vamos perder controle ou nossas pessoas vão começar a se machucar”.

Antes das eleições parlamentares dos EUA mais cedo neste mês, Trump denunciou a aproximação de uma caravana de imigrantes como uma “invasão” que ameaça a segurança nacional dos EUA, e enviou milhares de soldados à fronteira para ajudar na segurança.

O secretário da Defesa dos EUA, Jim Mattis, disse na quarta-feira que recebeu autorização para conceder poderes maiores a soldados na fronteira mexicana para ajudar a proteger agentes da fronteira, e aguardaria direção do Departamento de Segurança Interna.

Mattis disse que soldados ajudarão a proteger os agentes de fronteira com escudos e cassetetes, mas não estarão armados./ REUTERS

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.