Washington Post photo by Jabin Botsford
Washington Post photo by Jabin Botsford

Trump diz que cúpula com Coreia do Norte ainda pode ser realizada no dia 12 de junho

Presidente americano afirma que 'todo mundo joga jogos' e se diz esperançoso para melhorar laços com Pyongyang

O Estado de S.Paulo

25 Maio 2018 | 11h45

WASHINGTON - O presidente americano, Donald Trump, disse nesta sexta-feira, 25, que ainda é possível que a cúpula histórica entre Estados Unidos e Coreia do Norte ocorra no dia 12 de junho. A declaração do republicano foi feita menos de 24 horas depois de ele cancelar a reunião através de uma carta ao líder norte-coreano Kim Jong-un. No documento, Trump acusou Pyongyang de ter emitido declarações com "raiva e hostilidade" contra os EUA.

"Todo mundo joga jogos", disse o presidente nesta sexta-feira, na Casa Branca. "Eles querem muito fazer [a reunião], e nós gostaríamos de fazer", afirmou. Mais cedo, ele havia ressaltado que a reação da Coreia do Norte à sua carta fora "produtiva". O tom de ambos os lados foi menos hostil nesta sexta. A coreia do Norte divulgou uma declaração dizendo que ainda estava "disposta a dar tempo e oportunidade aos EUA" e pediu que o país reconsiderasse as conversações.

+ Coreia do Norte ainda está aberta a dialogar com os EUA, diz KCNA

O vice-ministro de Relações Exteriores norte-coreano, Kim Kye-gwan, chamou a retirada dos EUA da cúpula de "inesperada" e "muito lamentável". Ele acrescentou que a situação mostrou "o quão grave é o status de hostilidades profundamente históricas entre Coreia do Norte e EUA e o quão urgente uma cúpula deve ser realizada para melhorar os laços".

+ Forças americanas estão prontas para responder à Coreia do Norte, diz Trump

Trump reagiu positivamente à declaração do vice-ministro, dizendo que era uma "notícia boa". "Veremos em breve onde ela [a declaração] nos levará", afirmou, ressaltando que espera um caminho de prosperidade e paz duradouras. / AP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.