Explosões foram ‘algum tipo de bomba’, diz Trump

Presidente americano manifesta solidariedade ao povo e ao governo libanês e oferece ajuda dos Estados Unidos

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

WASHINGTON - O presidente americano, Donald Trump, disse nesta terça-feira, 4, que, segundo seus generais, as grandes explosões em Beirute parecem ter sido causadas por uma bomba. “Eu me reuni com alguns grandes generais e eles acreditam que o tipo de explosão é o de um ataque. Foi algum tipo de bomba”, disse Trump.

O presidente manifestou sua solidariedade ao povo e ao governo libanês e ofereceu ajuda dos Estados Unidos. “Estaremos aqui para ajudar. Parece que foi um terrível ataque”, disse Trump a repórteres na Casa Branca. "Os Estados Unidos estão prontos para ajudar o Líbano."

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que explosões 'parecem terrível ataque' Foto: Jonathan Ernst/Reuters

PUBLICIDADE

Quando questionado mais tarde sobre a hipótese, Trump disse que havia conversado com oficiais militares dos EUA que acreditam que a explosão pareceu um ataque, "uma bomba de algum tipo". "Não foi um evento do tipo explosão de fábrica", disse. "Parece, segundo eles - e eles sabem melhor do que eu -, mas parecem achar que foi um ataque."

Autoridades libanesas disseram que as explosões foram causadas por um material altamente explosivo, apreendido anos atrás e armazenado no porto.  

Cobrança

O pré-candidato democrata Joe Biden também se manifestou sobre o incidente, pedindo mobilização do governo americano e de outros países.

"Nossos corações e orações estão com o povo do Líbano e as vítimas da terrível explosão em Beirute. Peço ao governo Trump e à comunidade internacional que mobilizem imediatamente a assistência aos milhares de feridos na explosão", escreveu em sua conta oficial no Twitter. /AFP e Reuters

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.