AFP
AFP

Trump diz que negociar com a Coreia do Norte é 'perda de tempo'

Presidente faz declaração pelo Twitter um dia após seu secretário de Estado admitir que que há uma tentativa de diálogo com o regime de Pyongyang

O Estado de S.Paulo

01 Outubro 2017 | 15h47

WASHINGTON - O presidente americano, Donald Trump, disse neste domingo, 1.º, que negociar sobre o programa nuclear da Coreia do Norte é uma "perda de tempo", depois de, na véspera, seu secretário de Estado ter confirmado que há uma tentativa de diálogo em curso por meio de um canal de comunicação direto com Pyongyang.

+++ ANÁLISE: Enquanto Trump e Kim discutem, brasileiros se protegem +++

"Disse a Rex Tillerson, nosso maravilhoso secretário de Estado, que está perdendo seu tempo tentando negociar com o Pequeno Homem-Foguete", tuitou o republicano, referindo-se ao líder norte-coreano, Kim Jong-un.

"Conserve sua energia, Rex, faremos o que deve ser feito!", acrescentou Trump.

Durante uma visita a Pequim, no sábado, o secretário de Estado americano indicou que há tentativas de se estabelecer um canal de comunicação com Pyongyang, alguns dias depois da escalada verbal entre Trump e Kim.

Ao ser questionado sobre o assunto, Tillerson disse aos jornalistas: "Estamos sondando, portanto, fiquem atentos".

Pouco depois, de Washington, o Departamento de Estado esclareceu que Pyongyang "não mostra qualquer indício de interesse" em conversar. / AFP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.