REUTERS/Kevin Lamarque
REUTERS/Kevin Lamarque

Trump exige investigação sobre suposta infiltração de sua campanha pelo FBI

Pelo Twitter, presidente americano disse que cobrará do Departamento de Justiça uma investigação oficial para determinar se a agência vigiou sua campanha à Casa Branca 'com fins políticos' e para saber se tal pedido teria partido da administração Obama

O Estado de S.Paulo

20 Maio 2018 | 18h45

WASHINGTON - O presidente americano, Donald Trump, exigiu neste domingo, 20, no Twitter, a abertura de uma investigação sobre uma possível "infiltração" de sua campanha presidencial por agentes do FBI com fins políticos.

"Exijo aqui, e amanhã farei oficialmente, que o Departamento de Justiça investigue se o FBI infiltrou ou vigiou a campanha Trump com fins políticos", tuitou o presidente.

O republicano também disse que se deve saber se "esses pedidos ou solicitações foram feitos por pessoas da administração (de Barack) Obama".

Trump denunciou com veemência a "caça às bruxas" que, segundo ele, representa a investigação do procurador especial Robert Mueller sobre o suposto conluio entre sua campanha e Moscou.

Mas há dias, ele tem repetido também - até agora sem apresentar provas - a teoria, que foi divulgada por alguns meios de comunicação, segundo a qual um membro do FBI pode ter infiltrado sua campanha com fins políticos.

+ Mario Vargas Llosa: A Caixa de Pandora

Segundo o New York Times, o FBI solicitou a um informante que se reunisse com membros da equipe de Trump para investigar sobre eventuais vínculos entre eles e a Rússia.

Legisladores democratas acusam a Casa Branca e os republicanos de quererem desestabilizar Mueller, que já está há um ano investigando o possível conluio entre Moscou e a equipe de campanha de Trump para vencer as eleições de 2016. / AFP

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.