Doug Mills/NYT
Doug Mills/NYT

Trump ordena destruição de embarcações iranianas que ameacem navios americanos

Na semana passada, barcos do Irã cercaram embarcações dos EUA, em manobras consideradas perigosas pelo Pentágono

Redação, O Estado de S.Paulo

22 de abril de 2020 | 10h19

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou que militares norte-americanos ataquem e destruam qualquer embarcação iraniana que se aproxime de navios americanos de maneira perigosa. A recomendação foi revelada pelo próprio presidente em sua conta no Twitter.

"Eu ordenei à Marinha dos Estados Unidos abater e destruir todas e cada uma das embarcações iranianas que ameace nossos barcos no oceano", escreveu Trump.

Há uma semana, o Pentágono acusou Teerã de manobras perigosas no mar, quando, segundo Washington, 11 embarcações leves iranianas navegara, ao redor de navios americanos em águas internacionais do Golfo Pérsico em grande velocidade.

Em resposta, Teerã se queixou da versão "hollywoodiana" dada pelos Estados Unidos sobre o ocorrido e acusou a Marinha americana de comportamento pouco profissional no Golfo. O Irã acusa Washington de ter impedido a passagem de um barco do país no começo de abril, comportamento considerado perigoso ao ignorar as advertências do navio.

As tensões entre os dois países aumentaram desde que os EUA decidiram se retirar, em maio de 2018, do acordo nuclear internacional com o Irã. Além do rompimento unilateral, o país ainda aplicou sanções econômicas contra a República Islâmica.  Até o momento, o ápice da crise entre os dois países foi a morte do general Qassim Suleimani, em janeiro desse ano./ AFP

Para Entender

'Aliança do Avestruz' - Quem são os autocratas que negam a pandemia?

Líderes de Nicarágua, Turcomenistão e Bielo-Rússia sofrem crítica interna incomum por ditar ordens contra isolamento

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.