AP Photo/ Evan Vucci
AP Photo/ Evan Vucci

Trump pedirá ao Congresso mais US$ 8,6 bi para muro com México

Presidente fará hoje o pedido de mais verba no orçamento de 2020; medida pode ajudá-lo na corrida presidencial

REUTERS, O Estado de S.Paulo

10 de março de 2019 | 20h58

WASHINGTON - O presidente Donald Trump pedirá nesta segunda-feira, 10, ao Congresso americano US$ 8,6 bilhões para ajudar a financiar o muro que ele prometeu construir na fronteira com o México, para combater a imigração ilegal e o tráfico de drogas, disseram autoridades familiarizadas com seu pedido de orçamento para 2020.

O pedido é mais de seis vezes o que o Congresso alocou para projetos fronteiriços em cada um dos dois últimos anos fiscais e 6% maior do que Trump obteve ao invocar poderes de emergência este ano.

Democratas, que se opõem à medida por considerá-la desnecessária e imoral, controlam a Câmara dos Deputados, o que torna improvável que o pedido do presidente republicano seja aprovado. Os republicanos controlam o Senado.

A despeito de uma aprovação no Congresso ou não, o pedido de orçamento pode ajudar Trump a montar seu argumento sobre segurança na fronteira, conforme a corrida presidencial de 2020 começa a tomar forma, com o presidente buscando a reeleição.

“Isso dá ao presidente a possibilidade de dizer que cumpriu seu compromisso para obter controle operacional da fronteira sudoeste”, disse uma autoridade do governo, em condição de anonimato.

O projeto de lei do orçamento precisa ser aprovado antes de 1.º de outubro – início do ano fiscal federal de 2020 – ou o governo pode ser paralisado novamente. Se o Congresso e a Casa Branca não concordarem em levantar uma lei de 2011 que estabelece um teto de gastos, ocorrerão automaticamente cortes profundos em muitos programas. / REUTERS

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.