AP Photo/Jacquelyn Martin
AP Photo/Jacquelyn Martin

Trump pretende substituir Tillerson por diretor da CIA

Segundo o 'Washington Post', a dança de cadeiras no gabinete do presidente republicano foi planejada pelo chefe de gabinete de Trump, John F. Kelly, que assumiu o cargo em julho com a missão de organizar a estrutura de governo

O Estado de S.Paulo

30 Novembro 2017 | 15h54

WASHINGTON - O presidente Donald Trump pretende substituir em breve o secretário de Estado, Rex Tillerson, pelo diretor da CIA, Mike Pompeo, informaram nesta quinta-feira, 30, os jornais Washington Post e The New York Times. A Casa Branca ainda não comentou as reportagens, mas Trump disse num evento em público que Tillerson deve seguir no cargo. 

+ Secretário de Estado é acusado de violar lei dos EUA contra soldados crianças

Segundo o Post, a dança de cadeiras no gabinete do presidente republicano foi planejada pelo chefe de gabinete de Trump, John F. Kelly, que assumiu o cargo em julho com a missão de organizar a estrutura de governo, tida como caótica nos primeiros meses da administração. 

A saída de Tillerson, também de acordo com o Post, deve ser anunciada antes do fim do ano. O substituto de Pompeo na CIA deve ser o senador Tom Cotton, republicano do Arkansas, um dos principais partidários de Trump no Capitólio e assessor informal de política externa do presidente. 

“Rex está conosco”, limitou-se a dizer o presidente quando questionado em reunião com o príncipe do Bahrein Salman bin Hamad Al Khalifa sobre o destino de Tillerson. 

Cotton disse por meio de nota que seu foco é continuar no Senado. Tillerson não comentou as reportagens. /WASHINGTON POST

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.