PUBLICIDADE

Trump vai declarar crise de opiáceos emergência nacional

Uma comissão designada por Trump para investigar a situação realizou uma 'recomendação urgente' para que o presidente declarasse emergência nacional

Atualização:

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira, 25, que reunirá seus conselheiros para declarar oficialmente a crise dos opiáceos uma "emergência nacional". 

"Vamos ter uma grande reunião sobre os opiáceos amanhã", disse Trump a jornalistas na Casa Branca. "Teremos uma importante reunião em algum momento em breve sobre os opioides para declarar uma emergência nacional, o que nos dará o poder para fazer coisas que agora não podemos fazer".

Trump em eventoem Dallas, Texas Foto: AP Photo/Evan Vucci

PUBLICIDADE

Uma comissão designada por Trump para investigar a situação realizou uma "recomendação urgente" para que o presidente declarasse emergência nacional sob a Lei do Serviço de Saúde Pública, também conhecida como Lei Strafford.

"Esta declaração dará poder ao gabinete para adotar medidas audazes e forçará o Congresso a se dedicar a conseguir verbas e a empoderar o Executivo para que possa evitar essa perda de vidas".

A Lei Stafford concede ao governo federal a autoridade para oferecer ajuda aos Estados para enfrentar grandes desastres e emergências.

Segundo a comissão, 142 americanos morreram diariamente de overdose em 2015, superando o número de mortes em acidentes de trânsito ou por crimes com armas de fogo nos EUA.

Dois terços destas mortes por overdose em 2015 foram decorrentes do uso de opioides como Percocet, OxyContin, heroína e fentanil, revelou a comissão. / AFP 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.