Tsunami atinge ilhas do sul do Pacífico e destrói vilarejo

Pelo menos 20 pessoas teriam sido mortas no arquipélago de Samoa.

BBC Brasil, BBC

29 de setembro de 2009 | 20h30

O poderoso terremoto que atingiu a região do Arquipélago de Samoa, no sul do Oceano Pacífico, nesta terça-feira, causando um tsunami, deixou pelo menos 20 mortos, segundo autoridades.

De acordo com o representante de Samoa no Congresso dos Estados Unidos, Eni Faleomavaega, 20 pessoas morreram e milhares ficaram desabrigadas.

"Foi um terremoto, que provocou uma onda de 4,5 metros de altura. Algumas áreas estão pouco acima do nível do mar, então é possível imaginar a destruição", disse o representante em entrevista à agência de notícias AFP.

Segundo informações do correspondente da BBC na Austrália, Phil Mercer, pelo menos um vilarejo teria sido destruído pelas ondas.

Segundo o médico Lemalu Fiu, do principal hospital de Ápia, capital da Samoa, o número de mortos pode aumentar.

Terremoto

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico (PTWC, na sigla em inglês), ligado ao governo dos Estados Unidos, o terremoto que gerou o tsunami teve a magnitude de 8,3 na escala Richter.

Anteriormente, o US Geological Survey havia divulgado que o tremor era de 7,9 na escala Richter.

O epicentro do terremoto estava localizado a 190 km ao sudoeste do arquipélago, a 33 km de profundidade. O tremor aconteceu por volta de 7h40 da manhã no horário local (15h40 em Brasília).

Testemunhas relataram à BBC terem visto casas destruídas e afirmaram que carros foram levados pela água.

Tsunamis

Um comunicado publicado no site do PTWC afirmou que o tsunami não deve atingir a região do Estado americano do Havaí, como temia-se inicialmente.

As autoridades haviam emitido um alerta de tsunami para as ilhas Samoa, Tonga e Fiji e para a Nova Zelândia, mas já suspenderam o comunicado.

Em 2004, um poderoso tsunami no Oceano Índico deixou dezenas de milhares de mortos na Ásia.

Em entrevista à BBC, Stuart Weinstein, do PTWC, afirmou que o tsunami desta terça-feira é "muito menor" e tem apenas 3% da energia do de 2004.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Tudo o que sabemos sobre:
tsunamisamoaterremoto

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.