08 de agosto de 2009 | 11h26
O tufão Morakot, o oitavo a atingir a China durante a temporada do verão (hemisfério norte), se dirige para o litoral do país, após ter deixado pelo menos seis pessoas mortas ou desaparecidas e outras 12 feridas na ilha de Taiwan.
Veja também:
Tufão atinge Taiwan e fecha escolas e escritórios
Morakot, que significa "esmeralda" em tailandês, chegou à ilha de Taiwan na noite de sexta-feira, onde atingiu veículos e cortou o fornecimento elétrico, informou hoje a agência oficial de notícias Xinhua.
No leste da China, as províncias de Fujian e Zhejiang se preparam para se proteger do fenômeno, que deve chegar à região na tarde de hoje (hora local).
O tufão deve se transformar em uma tempestade tropical antes de chegar ao litoral chinês, mas esta manhã ainda registrava ventos de 137 km/h, e avançava em direção noroeste a uma velocidade de até 20 km/h.
Em Fujian são registradas há horas chuvas torrenciais na capital, Fuzhou, onde os moradores se refugiaram em suas casas e as estradas estão vazias, depois que os campos de cultivo se inundaram.
Em Zhejiang, as chuvas atingem os 110 milímetros no distrito de Cangnan, e em toda a província 300 mil moradores e turistas foram evacuados e 30 mil navios chamados a porto.
Mais de 50 mil soldados estão preparados para trabalhos de emergência na província perante a chegada do Morakot.
O Morakot atingirá a China depois que a tempestade tropical Goni deixou um morto e 100 marinheiros desaparecidos na ilha de Hainan, sul.
Encontrou algum erro? Entre em contato