Tropical Storm Risk/ Reprodução
Tropical Storm Risk/ Reprodução

Tufão Melor se aproxima do Japão na categoria 4

Com ventos de até 250 km/h, fenômeno deve atingir o arquipélago japonês nesta quarta-feira

estadao.com.br,

06 de outubro de 2009 | 08h35

O potente tufão Melor, com ventos de até 250 km/h, se aproxima do sul do Japão nesta terça-feira, 6, e deve atingir o país a partir desta quarta, segundo afirmou a agência meteorológica japonesa. Classificado na categoria 4, o fenômeno deve passar pelo sul da ilha de Okinawa e ainda atingir Tóquio.

 

"A ilha de Daitojima, no arquipélago de Okinawa, deve sofrer com os ventos violentos o mar agitado, com ondas de mais de nove metros a partir da meia noite de terça até quarta-feira".

 

A tempestade tropical Parma, que atinge nos últimos dias o noroeste das Filipinas, teve a rota influenciada pelo Melor e deve seguir em direção ao Mar da China Meridional. Espera-se que o Parma, com ventos de 105 km/h, ainda cause mais danos. Atualmente a tempestade é responsável pelas chuvas torrenciais que atingem Taiwan, onde quase 8 mil pessoas devem ser retiradas das áreas de risco.

 

No fim de setembro, o tufão Ketsana deixou mais de 300 mortos nas Filipinas e mais de 150 no Vietnã. Ao menos 22 pessoas morreram nas Filipinas por conta da passagem do Parma.

Tudo o que sabemos sobre:
MelorParma

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.