Tuíte atribuído a presidente do Irã felicita judeus

Cumprimento de Hassan Rohani provoca reações em Teerã e Tel-Aviv; chanceler iraniano desejou 'feliz ano-novo'

TEERÃ, O Estado de S.Paulo

06 Setembro 2013 | 02h02

TEERÃ - Uma conta no Twitter atribuída ao presidente do Irã, Hassan Rohani, publicou na quarta-feira uma mensagem felicitando os judeus por seu ano-novo. O recado levantou uma série de comparações entre o presidente e seu antecessor, Mahmoud Ahmadinejad, polêmico por suas declarações sobre o Holocausto e o direito de existência de Israel. Ontem, o chanceler de Rohani, Javad Zarif, em sua conta oficial no microblog, publicou uma mensagem similar.

"Enquanto o sol se põe em Teerã, desejo a todos os judeus, em especial os judeus iranianos, um abençoado Rosh Hashaná", afirmou o texto de Rohani.

"Feliz Rosh Hashaná", tuitou o ministro das Relações Exteriores iraniano pouco depois.

A mensagem atribuída a Rohani fez com que o jornal israelense Haaretz publicasse um artigo discutindo se o gesto seria um "sinal diplomático". O diário finalizou o texto citando um tuíte sarcástico do jornalista judeu americano Jeffrey Goldberg em resposta: "Feliz ano-novo para você também. Agora, você poderia pedir para seu líder supremo que pare de exigir a eliminação do Estado judaico?".

Ontem, a agência de notícias estatal iraniana Fars tinha afirmado que a conta de Rohani é coordenada por uma equipe de partidários do presidente, não por ele pessoalmente. "Hassan Rohani não maneja conta no Twitter", afirmou Mohamed Reza Sadeq, conselheiro do líder.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.