Turquia acaba veto sobre cooperação da Otan com Israel

O governo da Turquia concordou em encerrar seu veto em relação a uma cooperação não militar entre a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e Israel, segundo informou um diplomata neste domingo. O veto havia sido imposto em 2010, após Israel atacar uma embarcação que seguia para a Faixa de Gaza com ajuda humanitária, deixando nove turcos mortos.

AE, Agência Estado

23 de dezembro de 2012 | 15h33

Segundo o diplomata turco, que não quis se identificar, a decisão de renovar os laços da Otan com Israel ocorreu durante uma reunião realizada em 4 de dezembro, em Bruxelas. A proposta partiu do secretário-geral do grupo, Fogh Rasmussen. Em troca, vários aliados de Israel na Otan concordaram em encerrar vetos para a cooperação com aliados da Turquia, especialmente países árabes.

A Turquia vai concordar com o envolvimento israelense em certas atividades da Otan, mas manterá seu veto sobre manobras militares conjuntas. Além disso, os turcos se reservam o direito de barrar a realização de atividades com Israel em seu próprio território.

Mais cedo este mês a Otan concordou em utilizar os mísseis anti artilharia aérea Patriot na fronteira da Turquia com a Síria. As informações são da Dow Jones.

Mais conteúdo sobre:
TurquiaOtanIsrael

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.