PUBLICIDADE

Turquia detém belga que teria planejado atentados de Paris

Polícia também prendeu duas pessoas que levaram para Ahmed Dahmani um passaporte falso e dinheiro para seguir para a Síria

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

ISTAMBUL - A polícia da Turquia prendeu um cidadão belga, identificado como Ahmed Dahmani, que teria participado da preparação dos atentados de Paris, publicou neste sábado o jornal turco Hürriyet.

PUBLICIDADE

Dahmani, de 26 anos e de origem marroquina, tinha viajado da França para a cidade de Antalya, no sul da Turquia, aparentemente para fugir para a Síria, e foi detido em Manavgat, cidade na mesma província mediterrânea.

A polícia turca começou a segui-lo desde o momento em que chegou ao aeroporto de Antalya, cidade onde aconteceu no fim de semana passado a cúpula de líderes do G20.

Dahmani foi para Manavgat, cidade turística a cerca de 60 quilômetros ao leste de Antalya, onde segunda-feira se hospedou em um hotel cinco estrelas.

A polícia o deteve quando viajava em um carro junto com dois cidadãos sírios pela rodovia entre Antalya e Alanya, mais ao leste.

Segundo as fontes policiais citadas pelo Hürriyet, estes dois sírios, de 23 e 29 anos, levaram para Dahmani um passaporte falso e dinheiro para acompanhá-lo de forma segura à Síria.

Os três detidos prestaram depoimento e tiveram a prisão preventiva decretada.

Publicidade

Dahmani seria membro do grupo terrorista Estado Islâmico e teria participado da preparação do atentado em Paris, explorando os lugares onde os ataques foram cometidos. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.