Turquia fecha portão na fronteira com a Síria

A Turquia fechou temporariamente um portão na fronteira com a Síria depois de conflitos entre rebeldes sírios e um grupo ligado à Al-Qaeda na cidade de Azaz, no norte da Síria.

AE, Agência Estado

19 Setembro 2013 | 09h09

"O portão de Oncupinar foi fechado devido a atividades e incerteza no lado sírio da fronteira", disse uma fonte do governo à AFP, acrescentando que esta é uma medida temporária.

A passagem de Oncupinar fica do lado turco da posto de Bab al-Salam na Síria, próximo a Azaz.

Na quarta-feira, o Estado Islâmico no Iraque e no Levante (ISIL, na sigla em inglês), braço da Al-Qaeda, tomou o controle de Azaz, em meio a relatos de conflitos entre o grupo e rebeldes não-jihadistas que buscam a queda do regime do presidente Bashar Assad.

Até agora, a Turquia recebeu mais de 500 mil refugiados sírios que fugiram da guerra civil, mas o país tem fechado ocasionalmente postos de fronteira por razões de segurança.

O porta-voz do Ministério do Exterior, Levent Gumrukcu, disse que a Turquia tinha informações de que os confrontos continuavam na Síria, mas que a situação não é clara. "Estamos acompanhando os acontecimentos", disse a autoridade em uma coletiva de imprensa. Fonte: Dow Jones Newswires.

Mais conteúdo sobre:
turquiasíriafronteira

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.