Turquia responde a ataque feito a partir da Síria

Um jornalista da agência Associated Press afirmou que a Turquia fez disparos de artilharia neste domingo contra a Síria minutos após uma bomba síria ter caído em território turco. A bomba avançou cerca de 200 metros dentro do país, nas proximidades da cidade fronteiriça de Akcakale, onde cinco civis foram mortos na semana passada. Neste domingo, ninguém ficou ferido.

AE, Agência Estado

07 de outubro de 2012 | 11h34

Pouco tempo depois, pelo menos seis morteiros foram disparados a partir da Turquia. Este é o quinto dia seguido em que a Turquia responde a ataques vindos da Síria. O prefeito de Akcakale, Abdulhaki Ayhan, confirmou a realização dos disparos de artilharia.

A televisão estatal síria informou que soldados entraram em confronto com dois grupos armados na noite deste sábado, matado vários de seus integrantes. Os grupos teriam entrado no país a partir do Líbano.

Os confrontos ocorreram nos subúrbios da cidade de Homs, localizada perto da fronteira libanesa. Segundo a televisão estatal, as forças sírias perseguiram os grupos, que voltaram ao Líbano.

De acordo com o Observatório Sírio pelos Direitos Humanos, tropas sírias intensificaram neste domingo sua ofensiva para retomar áreas nas cidades de Alepo e Homs e também em localidades nas proximidades da capital Damasco e em vilas perto da fronteira com a Jordânia. O grupo afirmou que os ataques deixaram mortos e feridos, mas não divulgou números. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
conflitoTurquiaSíria

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.