Turquia vai controlar aeroporto na Líbia

A Turquia assumirá o controle do aeroporto de Benghazi, principal cidade dominada pelos rebeldes na Líbia, para facilitar a distribuição de ajuda humanitária, disse hoje o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.

AE, Agência Estado

28 de março de 2011 | 12h18

"Um acordo foi concluído (com autoridades locais na Líbia) para que a Turquia assuma a responsabilidade do Aeroporto de Benghazi para a distribuição de ajuda humanitária", disse Erdogan a repórteres antes de deixar Ancara e seguir para o Iraque.

Um funcionário da chancelaria turca disse que a Turquia concordou em controlar o aeroporto a pedido dos insurgentes. O governo turco está enviando "pessoal civil e técnico" para a missão, informou a fonte. "Houve progresso para garantir que o aeroporto seja reaberto", completou.

A Turquia é o único membro árabe da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O governo turco criticou os ataques aéreos da coalizão internacional na Líbia, ressaltando a importância da ajuda humanitária no país.

O Parlamento turco aprovou o envio de uma força naval para águas da Líbia, a fim de garantir que não sejam enviadas armas para as forças do governante Muamar Kadafi. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.