TV da Assembleia desmente viagem de Chávez a Cuba

A emissora oficial de televisão da Assembleia Nacional da Venezuela desmentiu neste domingo informação divulgada horas antes segundo a qual o presidente Hugo Chávez iria a Cuba para um terceiro ciclo de quimioterapia e pediu desculpas pelo erro.

AE, Agência Estado

21 de agosto de 2011 | 19h31

"Pedimos desculpas por esse grave erro, ao divulgarmos por este canal uma informação distorcida e que envolvia o chefe de Estado. Pedimos desculpas pelos transtornos que isso tenha ocasionado", retratou-se a Fundação Televisora da Assembleia Nacional (ANTV) em sua página na internet.

De acordo com a nota equivocada, uma sessão extraordinária da Assembleia Nacional teria sido marcada para a segunda-feira "para tratar da autorização a uma nova viagem" de Chávez a Havana para que o presidente passe pelo terceiro ciclo de quimioterapia.

Ao corrigir-se, a emissora oficial de televisão do Parlamento venezuelano esclareceu que a sessão de segunda-feira não tratará de uma nova viagem do presidente, mas sim do "debate sobre o plano de agressão a instituições do Estado por parte de setores da oposição com fins desestabilizadores".

Não ficou claro o que levou à publicação da informação errada.

Chávez regressou de sua mais recente viagem a Cuba em 13 de agosto, após o segundo ciclo de quimioterapia no país caribenho, e disse que talvez precisasse se submeter a radioterapia.

No sábado, em um artigo publicado no jornal Correo del Orinoco, Chávez mencionou que estava se preparando para a possibilidade de uma nova etapa de quimioterapia e comentou que todo seu cabelo já havia caído por conta do tratamento.

"Hoje pela manhã, bem cedo, me fizeram novos exames. Posso dizer que todos os valores saíram normais, graças a Deus. Isso quer dizer que meu organismo segue assimilando positivamente o tratamento pós-quimioterapia, preparando-se para um possível novo ciclo", escreveu.

O presidente venezuelano já passou por dois ciclos de quimioterapia, ambos realizados em Cuba. Em junho, quando foi revelado o câncer, Chávez foi submetido a uma cirurgia em Havana para a retirada de um tumor maligno na pelve. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
VenezuelaChávezSaúde

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.