REUTERS/Aaron Josefczyk
REUTERS/Aaron Josefczyk

Twitter adiciona botão para que usuários façam doações para candidatos nos EUA

Em parceria com a empresa de pagamentos móveis Square Inc., será possível para qualquer pessoa no país doar aos políticos por meio de um tuíte

O Estado de S. Paulo

16 Setembro 2015 | 08h13

NOVA YORK - O Twitter disse na terça-feira que fez uma parceria com a companhia de pagamentos móveis Square Inc. para permitir que qualquer pessoa nos Estados Unidos faça doações online para candidatos políticos por meio de um tuíte.

Políticos podem agora se registrar na Square para disponiblizar links que possam ser tuitados para pedir doações, explicou a rede social em uma publicação. Usuários podem fazer doações ao clicar no botão "contribuir" no tuíte do candidato, digitando dados de seus cartões.

Para Robert Entman, professor de Mídia e Relações Públicas na George Washington University, mesmo com a ação da rede social, os grandes doadores continuarão dominando na arrecadação de doações. “Os jovens tendem a usar mais o Twitter e têm mais entusiasmo, mas eles provavelmente têm menos dinheiro para contribuir”, disse.

Candidatos republicanos e democratas estão competindo pela nomeação de seus partidos para concorrer na eleição presidencial de novembro de 2016. Eles devem comparecer nesta quarta-feira, 16, à Ronald Reagan Presidential Library, em Simi Valley, na Califórnia, para o segundo debate em horário nobre da televisão americana.

O primeiro debate entre democratas está previsto para ocorrer em Las Vegas, Nevada, no dia 13 de outubro.

O co-fundador e presidente-executivo interino do Twitter, Jack Dorsey, também atua como presidente-executivo da Square. /REUTERS

Mais conteúdo sobre:
TwitterEstados Unidoseleições

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.