Ucrânia retoma cidade e rebeldes se reúnem em Donetsk

Insurgentes pró-Rússia estão se reagrupando na cidade de Donetsk, no leste da Ucrânia, para combater as forças do governo de Kiev. Esses grupos foram expulsos pelo exército ucraniano no sábado da cidade de Slovyansk e outras localidades na região.

AE, Agência Estado

06 Julho 2014 | 10h21

Igor Girkin, ministro de Defesa do grupo separatista de Donetsk, disse em uma entrevista para a emissora de televisão russa Life News que está organizando os insurgentes e deve liderar uma nova investida contra as forças ucranianas. Já o ministro de Defesa da Ucrânia, Valeriy Heteley, afirmou que o governo não vai esmorecer na sua campanha contra os rebeldes. "Nós vamos continuar até o momento em que não haja um único terrorista nos territórios de Donetsk e Luhansk", afirmou.

No sábado, as força de segurança hastearam uma bandeira ucraniana em Slovyansk, um dos principais bastiões dos separatistas no leste da Ucrânia. Os insurgentes também foram expulsos das cidades de Kramatorsk, Druzhivka e Kostyantynivka. Mesmo assim, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, prevê novas batalhas duras pela frente. "Essa não é uma vitória completa, é o começo de uma resolução na luta contra militantes pela integridade territorial da Ucrânia", afirmou em um discurso na TV. Fonte: Associated Press.

Mais conteúdo sobre:
UCRÂNIA REBELDES DONETSK

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.