UE anuncia fracasso de diálogo nuclear com Irã

A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, anunciou hoje o fracasso das negociações sobre o programa nuclear iraniano entre as principais potências mundiais e o Irã. Em entrevista coletiva, Ashton disse ter ficado "decepcionada" com o resultado do diálogo entre os iranianos e os cinco países-membros do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França) mais a Alemanha.

AE, Agência Estado

22 de janeiro de 2011 | 11h19

Ashton atribuiu o fracasso das conversas, ocorridas em Istambul, na Turquia, ao que ela chamou de "exigências não realistas" do Irã, como o fim das sanções impostas pela ONU e um acordo para que Teerã continue a enriquecer urânio. O grupo de seis países acusa o Irã de desenvolver armas nucleares. Já os iranianos alegam que seu programa nuclear tem fins pacíficos.

Segundo Ashton, não há data marcada para novas negociações, mas "as portas continuam abertas". "O processo poderá seguir em frente se o Irã decidir responder de forma positiva", afirmou. As informações são da Associated Press e Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Irãprograma nuclearfracassodiálogo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.