UE debaterá novas sanções contra Rússia em reunião

Os chefes de governo da União Europeia vão informar à Rússia que ainda estão trabalhando em possíveis novas sanções, embora prefiram não aumentar a pressão sobre o governo russo por enquanto. A crise na Ucrânia será discutida pelos chefes de Estado europeus em uma reunião na tarde de hoje, que também será dedicada a debater o resultado das eleições para o Parlamento Europeu.

AE, Agência Estado

27 Maio 2014 | 11h22

Um rascunho do documento que será emitido mais tarde pelos líderes europeus afirma que "trabalhos preparatórios para possíveis medidas (contra a Rússia) estão em andamento" e que a UE "concorda em continuar as preparações para possíveis novas sanções caso os eventos exijam isso".

Há semanas as autoridades da Europa dizem que podem aumentar as punições contra a Rússia pelo papel do país na crise da Ucrânia, mas a promessa feita pelo governo de Vladimir Putin de respeitar o resultado das eleições de domingo para a presidência ucraniana reduziu a expectativa de novas medidas no futuro próximo.

"Nós esperamos que a Federação Russa coopere com o novo presidente legitimamente eleito e use sua influência sobre os separatistas para acalmar a situação na Ucrânia", afirma o rascunho documento dos líderes da UE. Fonte: Dow Jones Newswires.

Mais conteúdo sobre:
UE RÚSSIA SANÇÕES UCRÂNIA PARLAMENTO

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.