UE e Irã vão discutir questão nuclear em 1º de outubro

A União Europeia (UE) informou que o chefe da política externa do bloco, Javier Solana, terá uma reunião com o negociador nuclear iraniano em 1º de outubro. O encontro servirá para discutir o programa nuclear do país persa. Uma porta-voz de Solana disse que ele e Saeed Jalili marcaram a reunião em um telefonema na manhã de hoje. Segundo ela, não ficou ainda decidido o local do encontro.

AE-AP, Agencia Estado

14 de setembro de 2009 | 08h58

Na semana passada, Estados Unidos e outras nações envolvidas nos tratados aceitaram uma proposta de Teerã para ampliar a pauta das negociações. Em Viena, o chefe do programa nuclear iraniano, Ali Akhbar Salehi, afirmou que o Irã é capaz de se defender de um ataque militar. Salehi disse que as ameaças de uso da força contra o país apenas reforçam sua determinação para se proteger.

Israel e EUA não descartam a opção militar para conter o Irã. Ambos afirmam que o regime iraniano tem um programa secreto para produção de armas nucleares. Teerã nega e diz que seu programa está voltado para fins pacíficos, como a produção de energia.

Tudo o que sabemos sobre:
armas nuclearesUEIrãreunião

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.