UE pede à Grécia informações sobre dívida

O departamento de estatísticas da União Europeia, Eurostat, está pedindo informações do governo grego sobre relatos de que a Grécia teria usado swaps cambiais complicados e gerenciados por bancos de investimento de Wall Street para esconder seus crescentes níveis de endividamento.

MARCÍLIO SOUZA, Agencia Estado

15 de fevereiro de 2010 | 11h50

"A Eurostat não estava ciente disso", disse o porta-voz para assuntos monetários e econômicos da Comissão Europeia, Amadeu Altafaj Tardio. "Precisamos de informação sobre o tipo de transação que ocorreu, se ocorreu, e sobre qual foi o impacto disse sobre as contas do governo grego."

O porta-voz disse que swaps de dívida são uma ferramenta de gerenciamento governamental legítima, "se eles forem calculados a partir de taxas de mercado observadas". Os relatos enfatizam a necessidade de que a Eurostat amplie seus poderes de acompanhamento dos dados econômicos do governo, disse ele.

Jornais informaram nesta segunda-feira que a Grécia fechou acordos com o Goldman Sachs que empurraram os pagamentos de sua dívida em crescimento para um futuro distante. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
GréciadívidaWall Street

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.