27 de agosto de 2010 | 12h59
WASHINGTON - Diversos colaboradores do presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, recebem salários da CIA há algum tempo, informou nesta sexta-feira, 27, o jornal The Washington Post, que cita atuais e antigos funcionários americanos.
O The New York Times informou na quinta-feira que um assessor de Karzai que está sendo investigado por corrupção, Mohammad Zia Salehi, estava na folha de pagamento da CIA.
As fontes anônimas do Post indicam que Salehi é um de muitos membros do gabinete presidencial que foram contratados pelos serviços de espionagem dos Estados Unidos para que Washington receba informações sobre o que passa em Cabul.
Um ex-funcionário da CIA explicou que se trata de um procedimento necessário, pois "o chefe de Estado não vai contar tudo" e, além disso, porque Karzai também sabe de tudo o que estão fazendo os membros de seu próprio Governo.
Um dos funcionários consultados pelo jornal da capital americana disse que é grande o número de colaboradores de Karzai que recebem dinheiro da CIA. No entanto, um porta-voz da CIA, Paul Gimigliano, afirmou que "esta fonte anônima parece estar motivada por ignorância ou malícia, ou pelas duas coisas".
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.